Home Quem Somos Diferenciais Como Funciona Nossas Especialidades Sou Profissional Download do App Notícias Contato

Notícias

Saiba mais sobre as doenças reumáticas

Reumatismo pode comprometer ossos, cartilagens, articulações e músculo
28.jun.2017

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, as doenças reumáticas afetam cerca de 20 milhões de brasileiros, ocorrendo mais em mulheres entre 30 e 60 anos.

Diferente do que muita gente pensa, as doenças reumáticas não afetam somente os idosos, elas podem aparecer em qualquer idade, inclusive em crianças e adolescentes. Elas formam um grupo com mais de 100 doenças, que podem comprometer ossos, cartilagens, articulações e músculo, e a maioria apresenta os mesmos sintomas iniciais:  dor e inflamação nas articulações, por isso demoram a ser diagnosticadas.

Seu diagnóstico é feito através de uma avaliação médica que estuda o histórico familiar do paciente, e com auxílio de exames laboratoriais e de imagem, que podem ser feitos sem sair de casa com a equipe de profissionais da Easy Care Saúde.

Apesar da doença ser crônica o reumatismo tem tratamento, que sendo feito por profissionais qualificados e de forma correta, ajudam a pessoa a conviver com a doença e melhora sua qualidade de vida.

Principais doenças reumáticas

Tendinite

São inflamações nos tendões, uma extensão dos músculos que se ligam aos ossos. A inflamações são comuns em dedos das mãos, ombros e nádegas. Seu tratamento é feito com muito repouso, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia para fortalecimento do musculo inflamado.

Artrite Reumatoide

A artrite é uma inflamação crônica que pode afetar diversas articulações, e acometem geralmente as mãos e punhos, com dor, edema, calor e vermelhidão. Seu tratamento vai de acordo com o estágio da doença, podendo ser usado anti-inflamatórios e corticoides.

Artrose

A artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem e por alterações ósseas. Seu tratamento baseado em exercícios físicos ajuda a melhorar o desempenho funcional das juntas, dão instabilidade muscular e diminuem o uso de medicamentos.

 

Para diversos casos de reumatismo são indicados exercícios físicos e fisioterapia, que por conta das fortes dores, são mais indicados para ser feitos em casa, para maior comodidade do paciente. Com a Easy Care Saúde, os profissionais de fisioterapia vão até a sua casa para um atendimento qualificado e com mais conforto.
Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia